A CIRURGIA BARIÁTRICA E O CIRUGIÃO–DENTISTA

A.S.B. Any Leide Gonçalves Scanavez

Dr. Antônio Serrão

Prof. Dr. Sérgio N. M. Lima

“O paciente submetido a uma cirurgia bariátrica, pode perder seus dentes, se não houver um rigoroso acompanhamento médico e odontológico”.

Uma paciente de 37 anos, apresentou-se ao consultório odontológico e foi constatado que houve o início de um processo de osteoporose – 13 anos após ter sido submetida a cirurgia bariátrica.

Numerosos casos em nossos consultórios são semelhantes a este, e segundo pesquisas, a alimentação modificada leva à deficiência de Vitamina D, C, B12 e Cálcio.

Segundo trabalhos médicos, após a cirurgia bariátrica, podem ocorrer distúrbios no Osteometabolismo dos pacientes que acometem o osso alveolar e a inserção das raízes dentárias nos alvéolos, trazendo como consequência perdas dentárias irreversíveis.

Boa parte dos pacientes apresentam vômitos recorrentes, após a cirurgia bariátrica. No vômito, se encontra o ácido clorídrico que desmineraliza os dentes, destrói o esmalte dentário, reduz o PH bucal, entre outras complicações. Nesta condição, a microbiota oral fica propícia ao desenvolvimento de bactérias acidogênicas e acidúricas, como o S. mutans, que de maneira oportuna causam a doença cárie.

A cirurgia bariátrica é importante e soluciona numerosos problemas de saúde do paciente, contudo todo procedimento deve ser bem conduzido e acompanhado por uma equipe multidisciplinar: Médicos, Cirurgiões-dentistas, Nutrólogos, Psicólogos, entre outros.

Em decorrência das alterações irreversíveis que podem ocorrer nos dentes e tecidos periodontais dos pacientes após as cirurgias bariátricas, é imprescindível que antes da intervenção cirúrgica, os pacientes fossem submetidos a um rigoroso exame odontológico, para o tratamento dos dentes e gengiva.

1. O profissional poderá auxiliar na nova fase da mastigação dos alimentos que foram indicados pelo médico.
  2. A formação de placa bacteriana na superfície dos dentes não diminuirá, assim como a formação do cálculo dental. Caberá ao profissional marcar revisões periódicas, para exame e profilaxia do paciente.
  3. Como os dentes poderão se desmineralizar em virtude dos ácidos estomacais por vezes presente, após a profilaxia o profissional cirurgião dentista deverá aplicar Flúor.
  4. Deverá sempre observar os sulcos gengivais, verificando se não estão se transformando em bolsas periodontais o que indicaria perda óssea.
  5. O paciente não deverá receber alta do consultório até que sua situação bucal esteja em condição de saúde e estável.