Clínica Dr. Sergio Lima

Implantes dentários: saiba o que são e quando utilizá-los

Implantes dentários: saiba o que são e quando utilizá-los

A odontologia tem avançado cada vez mais em termos tecnológicos e de procedimentos, propiciando tratamentos cada vez mais eficazes para a saúde e estética bucal.

Nesse sentido, a área da implantologia têm se destacado por propiciar a reconstrução de dentes perdidos e suas estruturas de suporte com materiais autógenos ou aloplásticos. Para o paciente é um tremendo sucesso, principalmente em relação aos impactos estéticos, funcionais e psicológicos que a falta de um dente pode gerar.

Devido às constantes evoluções nessa área, o número de pessoas que optam por esse tipo de tratamento tem aumentado significativamente. Segundo levantamento da Associação Brasileira da Indústria Médica, Odontológica e Hospitalar (ABIMO), cerca de 800 mil implantes  e 2,4 milhões de componentes de próteses dentárias são colocados por ano no Brasil.

Apesar dos benefícios, é muito importante estar ciente que a realização de implantes deve sempre obedecer aos critérios estabelecidos pelo dentista. Neste conteúdo, discutiremos o que são implantes dentários, quais os seus benefícios e quando devem ser utilizados.

O que são implantes dentários?

Os implantes dentários são uma técnica utilizada para a fixação permanente de próteses dentárias, proporcionando maior segurança e estabilidade para o paciente. Ou seja, fornecem a ancoragem de materiais aloplásticos (materiais sintéticos utilizados como substitutos aos enxertos ósseos) nos tecidos de suporte, maxila e mandíbula, para fixarem próteses dentárias, restabelecendo dentes que foram perdidos.

Para simplificar o entendimento, o implante dentário é inserção de um pino de titânio utilizado para substituir a raiz do dente perdido. Esse pino é fixado no osso por meio de uma cirurgia para, posteriormente, ser feita a colocação da prótese dentária (dente artificial).

O titânio é um material biocompatível com o organismo humano e elimina possíveis riscos de rejeição. Além disso, não é corrosivo (não enferruja), tornando-o uma opção segura e duradoura para a reabilitação oral.

Para a realização do procedimento é essencial manter rigorosos procedimentos de assepsia para evitar contaminações. A sala cirúrgica da clínica deve ser totalmente vedada, com janelas duplas e com um sistema de descontaminação do ar ambiente. Na clínica Dr. Sérgio Lima, contamos ainda com um sistema de microcâmeras para gravar todos os procedimentos realizados no paciente.

Nosso principal objetivo é sempre realizar a cirurgia sem gerar nenhum desconforto para o paciente, seguindo os mais rigorosos princípios de biossegurança para ocorrer a efetiva osseointegração do implante.

Quando utilizar implantes?

Essa é uma questão que deverá ser definida pelo dentista, mas, basicamente, existem três situações em que são recomendadas a utilização de implantes:

  • Quando houver perdas de dentes por qualquer razão.
  • Quando o paciente tiver dor e desconforto com as próteses: muitos pacientes possuidores de próteses totais móveis (dentaduras), ou pontes parciais removíveis, têm substituído essas peças por coroas ou pontes fixas ou mesmo próteses totais, pelo desconforto gerado pelas peças anteriores.
  • Prevenção da atrofia óssea após a perda de dentes: quando o paciente perde seus dentes ocorre gradualmente uma atrofia de seus ossos alveolares, destruição essa acentuada com o uso das chamadas próteses móveis. Nesse caso, a utilização de implantes que substituem as raízes dos dentes perdidos irá também impedir a atrofia dos ossos.

Colocar implantes dentários dói?

Essa é uma pergunta frequente entre os pacientes por se tratar de um procedimento cirúrgico. Atualmente, a dor não é um problema, pois as técnicas estão bastante evoluídas e medicamentos eficientes são ministrados após as cirurgias para minimizar qualquer desconforto que o paciente possa sentir. No entanto, o que deve ficar claro é que a colocação de implantes e a substituição de dentes naturais por próteses deve sempre ser a última opção.

Perder dentes naturais por negligência ou mau hábitos de higiene é muito fácil, no entanto, recuperá-los não é tão simples. A colocação de implantes envolve numerosos procedimentos e muitas vezes com alto custo. Prevenir e manter os dentes naturais é, portanto, fundamental para autoestima e principalmente para saúde e qualidade de vida.

Principais recomendações antes de realizar o procedimento

Antes de optar pelo implante dentário, deve-se avaliar cuidadosamente o quadro clínico e histórico do paciente, já que existem contraindicações que podem afetar o sucesso do procedimento. Um dos fatores de risco mais comuns é a doença periodontal, a qual impede a realização do implante.

A melhor maneiras de evitar a doença periodontal e manter as consultas odontológicas de rotina em dia (profilaxia) e manter bons cuidados de higiene oral, realizando a escovação da forma correta e utilizando o fio dental.

Para a colocação de um implante é necessário também que o paciente tenha osso suficiente e este deve ser manipulado com muito cuidado pelo cirurgião, pois isto é essencial para o êxito do implante. O procedimento não é recomendado para crianças e jovens ainda em formação óssea, pois o osso ainda não tem a resistência necessária.

Fumantes também podem ter um processo de integração óssea mais lento, mas ainda é possível realizar o implante com sucesso. Pessoas com doenças preexistentes, como diabetes, câncer, hemodiálise, cirurgia cardíaca recente, infarto ou AVC também não são candidatos para o implante dentário.

Benefícios dos implantes dentários

Hoje a beleza é fundamental para a autoestima. Muitas pessoas, à medida que perdem ou tem seus dentes alterados por patologias, vão perdendo paulatinamente sua autoestima. Procuram o tratamento dentário para recuperar, não propriamente sua saúde, mas para recuperarem a estética e atingirem o seu bem-estar físico, mental e emocional.

Mas, escolher fazer um implante dentário não traz apenas benefícios estéticos, contribui também para a melhoria de diversos aspectos da saúde bucal. Uma das vantagens é a melhora na mastigação, já que a perda de um dente pode interferir na qualidade desse processo e causar problemas de digestão e inflamações na gengiva.

Além disso, o implante ajuda na manutenção dos dentes vizinhos, evitando que eles se movam e causem problemas na mordida e sensibilidade. A facilidade para a higienização é outra vantagem, já que a forma de cuidar do dente implantado é a mesma que se dedica aos dentes naturais.

Os implantes dentários trazem maior conforto, pois o implante que não se movimenta durante a mastigação ou fala, como acontece com próteses móveis. O aspecto natural também é um ponto positivo, já que o implante se parece com um dente natural.

A durabilidade é outra vantagem importante, já que o implante pode durar por muito tempo se for bem conservado com a devida higiene bucal. Apesar das diversas vantagens, é necessário ressaltar novamente que, por mais bem-sucedido que o procedimento seja, ele ainda configura um dente artificial.

Portanto, sempre procure adotar a estratégia preventiva, preservando os seus dentes naturais e evitando perdê-los. Mantenhas suas consultas odontológicas em dia e sempre realize uma boa higiene oral. Assim, além de manter a saúde da sua boca, você garantirá um sorriso belo que proporciona bem-estar para a sua vida.

A Clínica Dr. Sérgio Lima assume o compromisso de trazer informações relevantes, atuais e com fontes confiáveis para você se manter sempre atualizado sobre as diversas áreas da odontologia.

Somos especializados nas áreas de Periodontia, Implantologia e Prevenção, sempre focados em proporcionar um atendimento de excelência a todos os pacientes por meio do que há de mais moderno em termos de procedimentos e equipamentos odontológicos.

Referências:

ABIMO. A importância do implante dentário vai muito além da estética. Disponível em: https://abimo.org.br/clipping/a-importancia-do-implante-dentario-vai-muito-alem-da-estetica/ Acesso em: 10/04/2023

CFO. Cresce o número de implantes dentários no Brasil. Acesso em: https://website.cfo.org.br/cresce-o-numero-de-implantes-dentarios-no-brasil/ Disponível em: 10/04/2023

Gupta R, Gupta N, Weber, DDS KK. Dental Implants. [Updated 2022 Aug 8]. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2023 Jan-. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK470448/

Hong DGK, Oh JH. Recent advances in dental implants. Maxillofac Plast Reconstr Surg. 2017 Nov 5;39(1):33. doi: 10.1186/s40902-017-0132-2.

× Agendar Consulta