Clínica Dr. Sergio Lima

Cárie dentária: entenda como prevenir o seu surgimento

Cárie dentária: entenda como prevenir o seu surgimento

A cárie dentária é uma das doenças bucais mais comuns em consultórios odontológicos e pode afetar pessoas de qualquer idade. As cáries podem ser de diferentes tipos e devem ser tratadas de maneira adequada para não evoluírem e destruírem permanentemente os dentes.

No conteúdo de hoje, traremos informações essenciais sobre a cárie para que você aprenda definitivamente quais são as suas causas e de que forma podemos preveni-la.

O que é a cárie dentária?

A cárie dentária é uma doença bastante comum que afeta os dentes, causando a deterioração do esmalte e da estrutura dentária. Ela é causada pela ação de bactérias presentes na boca que produzem ácidos que atacam o esmalte dos dentes, levando à formação de pequenas cavidades, conhecidas como cáries.

As cáries se formam devido à combinação de três fatores principais: placa bacteriana, alimentos ricos em açúcar ou amido e higiene bucal inadequada. Quando consumimos alimentos açucarados ou ricos em amido, as bactérias presentes na placa bacteriana se alimentam desses resíduos, produzindo ácidos que atacam o esmalte dental.

Com o tempo, esses ácidos vão corroendo o esmalte, formando pequenas cavidades nos dentes. Se não forem tratadas, elas podem progredir, atingindo camadas mais profundas do dente, como a dentina e a polpa, causando dor intensa e até mesmo a perda do dente afetado.

É importante destacar que a nossa boca naturalmente contém milhões de bactérias, mas isso não é sinônimo de perigo. A cárie só se desenvolverá se os fatores mencionados forem negligenciados. É possível conviver com a flora bacteriana da boca sem que provoquem qualquer desequilíbrio para a saúde, principalmente com a adoção de bons hábitos de higiene e de uma alimentação equilibrada.

Quais os tipos de cárie dentária?

Apesar do senso comum, a cárie pode ser classificada em diferentes tipos, a depender da região afetada e das características da lesão. A seguir, descreveremos os principais tipos de cárie dentária.

Cárie coronária

A cárie coronária é o tipo mais comum, afetando a superfície do dente, ou a coroa, especialmente em fendas, sulcos e entre os dentes. Ela ocorre devido ao acúmulo de placa bacteriana, que contém bactérias nocivas à saúde bucal.

Com o tempo, a ação das bactérias leva a desmineralização do dente e uma cavidade começa a se formar na superfície da coroa. Inicialmente, pode parecer uma mancha branca ou marrom no esmalte, indicando que a estrutura do dente está enfraquecida.

Se não tratada, a cárie continuará a progredir, atingindo camadas mais profundas do dente (cárie profunda), como a dentina e a polpa dentária (raiz), provocando sintomas de dor intensa. Em casos mais extremos, pode ser necessária a realização de tratamento de canal para eliminar a inflamação da polpa do dente e para que o mesmo não seja perdido.

Cárie radicular

Nesse caso, a cárie afeta a raiz dos dentes, principalmente em pessoas idosas, cujas gengivas se retraíram, deixando as raízes expostas. É considerado um quadro mais grave quando comparada a cárie coronária, pois a raiz não possui esmalte, uma camada protetora do dente. Assim, o avanço da doença é mais rápido, além de provocar sintomas mais intensos (dor e sensibilidade, por exemplo).

Cárie recorrente

Em geral, esse tipo ocorre em regiões onde já foram feitas restaurações antigas ou coroas, onde a placa bacteriana pode se acumular e levar à formação de cáries. Por esse motivo, são mais comuns em pessoas adultas ou idosas.

Quais as consequências da cárie não tratada?

Se a cárie não for tratada, ela pode trazer sérias consequências para a saúde bucal. Além da dor intensa, a cárie não tratada pode levar à infecção dentária, formação de abscesso, danos aos tecidos vizinhos, como os tecidos periodontais, e até mesmo a perda do dente afetado.

Além disso, a saúde geral do organismo pode ser comprometida, já que infecções dentárias não tratadas podem se espalhar para outras partes do corpo. As bactérias presentes na cárie podem entrar na corrente sanguínea e se disseminar para diferentes órgãos, desencadeando bacteriemias.

Como prevenir a cárie dentária?

Assim como qualquer doença bucal, existem maneiras de prevenir a incidência de cáries. E a principal delas é manter a higiene bucal sempre em dia!

Portanto, sempre escove os dentes após as refeições, pelo menos duas vezes ao dia, utilizando pasta dental com flúor e uma escova de cerdas macias para não machucar a gengiva. O flúor é um elemento químico muito importante que previne a incidência de cáries.

É imprescindível também usar o fio dental diariamente para remover a placa bacteriana e restos de comida entre os dentes e ao redor da linha da gengiva. Esses locais podem não ser alcançados com a escovação, tornando-se focos de acúmulo de bactérias e restos de comida que podem aumentar o risco de desenvolvimento de cárie.

Outra dica importante é evitar comer em excesso alimentos açucarados e ricos em amido, especialmente entre as refeições. Se consumir, é altamente recomendado fazer uma boa higiene bucal em seguida.

Mantenha suas consultas odontológicas em dia!

Sem dúvidas, essa pode ser a maior dica para garantir a saúde do seu sorriso. Muitas pessoas só procuram os dentistas quando já estão com dor ou algum problema bucal grave, o que dificulta muito o tratamento.

Vá à contramão dessa tendência e visite regularmente o seu dentista para exames de rotina e procedimento de profilaxia. Somente o dentista conseguirá identificar precocemente qualquer sinal de cárie e tratar antes que se torne um problema maior.

A Clínica Dr. Sérgio Lima assume o compromisso de trazer informações de qualidade, atualizadas e que ajudem outros profissionais da saúde a promover o bem-estar da população.

Somos especializados nas áreas de implantodontia, Periodontia e Prevenção (profilaxia), sempre focados em proporcionar um atendimento de excelência a todos os pacientes por meio do que há de mais moderno em termos de procedimentos e equipamentos odontológicos.

Agenda uma consulta e venha nos fazer uma visita!

Telefone: (16) 3625-1185 / (16) 3634-2043

WhatsApp: (16) 99783-6171

Referências:

ABO. Cárie. Disponível em: https://www.abocampinas.com.br/informacoes/educacao/carie.php Acesso em: 04/07/2023.

Rathee M, Sapra A. Dental Caries. [Updated 2023 Mar 6]. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2023 Jan-. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK551699/

× Agendar Consulta