Entenda o que é a gengivite e como prevenir

Manter uma gengiva saudável é fundamental para a saúde bucal. A gengiva é um tecido que cobre o tecido ósseo que sustenta os dentes, oferecendo proteção aos mesmos. Além disso, uma gengiva sadia é essencial para ter um sorriso bonito e harmônico.

Um tecido gengival saudável deve ser rosa-claro ou um pouco mais escuro, dependendo da origem étnica da pessoa. Ela deve preencher totalmente os espaços interdentais e suas bordas são finas.

No entanto, algumas condições, como a gengivite, podem afetar a saúde da gengiva, provocando vermelhidão, sangramento e até mesmo a evolução do quadro clínico para doenças mais graves, como a doença periodontal.

O que é a gengivite?

A gengivite é um tipo de doença periodontal que afeta a gengiva, causando inflamação, irritação e sangramento. É uma condição bastante comum na população e que pode ser facilmente tratada se detectada precocemente.

A principal causa da gengivite é a placa bacteriana, que se acumula nos dentes e gengivas. A falta de higiene bucal adequada (escovação e uso do fio dental) é o fator mais comum que contribui para a formação da placa bacteriana. Quando a placa não é removida adequadamente com a higiene oral, as bactérias nela contidas podem causar uma inflamação na gengiva.

Outros fatores que podem aumentar o risco de desenvolver gengivite incluem tabagismo, diabetes, má oclusão da boca, a presença de tártaro e cáries, a ausência de restaurações, a baixa produção de saliva e o uso de determinados medicamentos.

Apesar de ser uma doença de tratamento simples, a gengivite muitas vezes é negligenciada e acaba se agravando. Se não houver uma intervenção terapêutica e profilática, a condição pode evoluir para formas mais graves, como a doença periodontal, e prejudicar de forma mais séria a saúde bucal do paciente.

Quais os sintomas da gengivite?

A gengivite é um processo mais brando quando comparado a doença periodontal. Em geral, os sintomas costumam ficar restritos a vermelhidão e inchaço das gengivas, e sangramento espontâneo após a escovação e o uso do fio dental.

Se houver agravamento do quadro e a periodontite se instalar, podem ser observados mau hálito persistente, alterações no paladar e aparência mais longa dos dentes devido à retração gengival e a reabsorção óssea.

Ocasionalmente pode ocorrer dor, mas nem sempre esse é um sintoma aparente. Se não houver tratamento adequado, a periodontite pode culminar na perda precoce dos dentes.

Como é feito o tratamento da gengivite?

A principal maneira de identificar e tratar a gengivite de forma precoce é consultar regularmente com o seu dentista. Durante a consulta, o profissional removerá a placa bacteriana e o tártaro, fazendo a correta profilaxia da cavidade oral do paciente.

A profilaxia é feita utilizando técnicas de raspagem e curetagem por meio de curetas, foices e limas. Também são utilizadas técnicas baseadas no ultrassom para obter resultados mais satisfatórios.

A depender do quadro, poderão ser indicados medicamentos para conter a inflamação/infecção da gengiva ou até mesmo ser necessária a realização de cirurgias (em caso de doença periodontal). Além disso, o dentista irá lhe instruir em como realizar uma boa higiene oral para prevenir o desenvolvimento de gengivite.

Como se prevenir da gengivite?

A máxima de que “a prevenção é o melhor remédio” também vale para o caso da gengivite. A principal maneira de evitar o problema é manter uma boa higiene por meio da escovação correta, uso do fio dental e de enxaguantes bucais.

Outros fatores que ajudam a diminuir os riscos de desenvolver gengivite é ter uma alimentação adequada, evitar o consumo excessivo de alimentos açucarados e não fumar. O tabagismo, além de ser um hábito diretamente relacionado a doenças pulmonares, cardiovasculares, metabólicas e câncer, também prejudica esteticamente os dentes e a gengiva, contribuindo para o desenvolvimento de doenças periodontais.

Por fim, e não menos importante, mantenha sempre em dia a suas consultas odontológicas. Por meio de visitas frequentes ao dentista, é possível detectar precocemente qualquer alteração que a sua gengiva possa ter, além de efetuar medidas protetivas eficientes, como a limpeza e remoção da placa bacteriana e tártaro. Não deixe que uma simples gengivite se transforme em uma doença muita mais séria. Cuide dos seus dentes e, sobretudo, da sua gengiva para garantir um sorriso bonito e cativante!

A Clínica Dr. Sérgio Lima Somos é especializada nas áreas de Implantologia e próteses, sempre focada em proporcionar um atendimento de excelência a todos os pacientes por meio do que há de mais moderno em termos de procedimentos e equipamentos odontológicos.

Agenda uma consulta e venha nos fazer uma visita!

Telefone: (16) 3625-1185 / (16) 3634-2043

WhatsApp: (16) 99783-6171

Referências:

ABO. Profilaxia dental. Disponível em: https://abosorocaba.com.br/qual-a-importancia-da-profilaxia-dental/ Acesso em: 03/04/2022

Heitz-Mayfield LJ, Lang NP. Surgical and nonsurgical periodontal therapy. Learned and unlearned concepts. Periodontol 2000. 2013 Jun;62(1):218-31. doi: 10.1111/prd.12008. PMID: 23574468.

Rathee M, Jain P. Gingivitis. [Updated 2022 Jun 16]. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2023 Jan-. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK557422/

Westfelt, E., Rylander, H., Dahlén, G., & Lindhe, J. (1998). The effect of supragingival plaque control on the progression of advanced periodontal disease. Journal of clinical periodontology, 25(7), 536-541. doi: 10.1111/j.1600-051X.1998.tb02484.x.